Política

O JOGO VIROU: Bolsonaro fica sabendo da melhor notícia possível sobre Lula e comemora; “Ele vai se… Ver mais

Bolsonaro fica sabendo da melhor notícia possível sobre Lula e comemora. Uma pesquisa recente do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (18), aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. Ele aparece numericamente à frente do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Apesar do resultado, Bolsonaro está inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa, encomendada pelo Partido Liberal (PL), foi realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro, ouvindo 2.010 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Os números indicam que Bolsonaro tem 36,0% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Lula aparece com 33,8%. Em seguida, outros possíveis candidatos aparecem com percentuais menores: Ciro Gomes (PDT) com 7,7%, Gusttavo Lima (sem partido) com 5,1%, Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Leite (PSDB) com 2,7% cada, e Helder Barbalho (MDB) com 1,1%.

Além disso, 6,8% dos eleitores afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 4,1% não souberam ou preferiram não responder.

Embora tenha forte apoio entre os eleitores, Bolsonaro não pode concorrer em 2026. O TSE determinou sua inelegibilidade até 2030 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A decisão foi baseada em um evento realizado por Bolsonaro em julho de 2022, no qual, sem apresentar provas, fez ataques ao sistema eleitoral brasileiro diante de embaixadores.