Celebridades

Luto: Famoso jornalista morre aos 60 anos, em São Paulo…ver mais

Faleceu, neste último domingo (3), um renomado jornalista e professor universitário, com apenas 60 anos de idade. De acordo com as informações concedidas pelo portal ‘G1’, o falecimento aconteceu em São Paulo, após o profissional sofrer complicações e infecções diversas ocasionadas após um transplante de coração.

Estamos falando de Claudio Tognolli, formado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde conseguiu se tornar professor anos depois e se consagrar, no ano de 2002, como um dos fundadores de Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Através de um comunicado publicado nas redes sociais, a associação fez questão de lamentar o triste falecimento, prestando condolências aos amigos e familiares. Através da nota, foi relatado que Claudio Tognolli foi um nova marcante para o jornalismo brasileiro, fazendo parte da formação de jovens jornalistas através de seus trabalhos na USP. Foi destacado, também, que o profissional foi o fundador e diretor da Abraji, onde pôde contribuir para o debate envolvendo a função social da profissão de jornalista.

Prêmios e carreira

Durante o decorrer de sua carreira, o jornalista atuou no Estadão, Folha de S. Paulo, Veja, sendo, ainda, repórter das rádios Jovem Pan, Eldorado e CBN. Tognolli também foi o responsável por idealizar a cátedra Otavio Frias Filho da USP, que foi inaugurada em 2021, época que o Grupo Folha havia completado 100 anos de existência.

No ano de 2014, o profissional, através de uma pesquisa sobre o golpe militar de 1964 e sobre metodologia do jornalismo, conseguiu se tornar livre-docente pela ECA-SUP.

Possuindo grande reconhecimento na área, ele ainda foi responsável pela publicação de 20 livros, contando com biografias e grandes reportagens investigativas, recebendo diversos prêmios no decorrer da carreira.

Em 2012, quando integrava a diretoria da Abraji, a associação foi contemplada com o Prêmio de Liberdade de Imprensa da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Além de sua incrível participação para o meio jornalístico através de seus trabalhos como escritor, repórter e professor, Tognolli carregava a música como uma de suas grandes paixões. Em maio de 2021, o profissional foi jurado do prêmio de música ProAC, após um convite da Secretaria Estadual de Cultura de SP.

Após ser internado em decorrência do infarto, Claudio tomou a decisão de se licenciar do cargo de professor que obtinha na USP, mantendo, apenas, os trabalhos como escritos em seu blog.

Morre o empresário Benedito Mutran Filho

Faleceu, na madrugada desta sexta-feira (1), um dos empresários mais conhecidos do Pará, apelidado como Bené Mutran.

Através do ramo da agropecuária, o profissional foi dono da fazendo Cedro, localizado no sudeste do Pará, onde possuía a criação de nelore e praticava o extrativismo da castanha do Pará, posteriormente vendida para o Grupo Opportunity. Bené conseguiu se tornar referência no processamento e exportação da noz, sendo o sucessor de seu pai, conhecido como o ‘rei da castanha do Pará’. Conforme as informações retiradas do site ‘Forbes’, o empresário começou o manejo das castanhas aos 24 anos.

No ano de 1966, a família havia criado a ‘Benedito Mutran & Cia. Ltda, onde embarcou castanhas para inúmeros países ao redor do mundo.