“Furacão vai passar por cima da minha casa”: brasileiros relatam apreensão nos EUA…ver mais
Os moradores da Flórida estão em alerta total com a chegada do furacão Milton, uma tempestade que já foi classificada como categoria 5. Com isso, as autoridades começaram a emitir alertas de evacuação para várias regiões do estado.
Vários brasileiros que foram entrevistados relataram que receberam orientações para estocar alimentos e suprimentos e evitar sair de casa. O Felipe Miranda, um contador e empresário que vive em Winter Garden, decidiu que o melhor mesmo era ir pra outro estado pra se proteger. Ele contou que a previsão era de que o furacão passasse “em cima” da casa dele, então, ele juntou a família, incluindo um bebê, e foi pra Savannah, na Geórgia. Eles planejam ficar lá de três a quatro dias.
Assim como o Felipe, muitos outros brasileiros estão enfrentando dificuldades para encontrar produtos nos supermercados e combustível nos postos de gasolina. O Alexandro Menes, que também mora em Winter Garden, disse que a recomendação é estocar água e produtos não perecíveis, além de encher a banheira com água, caso a fornecimento de água seja interrompido.
Ele mencionou que as escolas estarão fechadas na quarta (9) e quinta-feira (10), que devem ser os dias mais críticos por causa da tempestade. A esposa do Alexandro, que é enfermeira, vai ficar de plantão por três dias seguidos. Ele comentou: “Ela entra no hospital amanhã [quarta] às seis da manhã e só volta na sexta-feira”. Isso mostra como a situação é tensa.
A Fernanda Sepulveda, que vive na parte central de Orlando, também falou com a CNN. Ela notou que muitas pessoas estão deixando a cidade e que até pensou em fazer o mesmo e ir pra Geórgia. Mas, como o trânsito tá muito ruim e há vários acidentes, ela decidiu ficar. Além disso, a casa dela já tem proteção contra furacão, o que trouxe mais segurança.
“Tá complicado achar suprimentos. A gente achou água, mas fogão portátil, gás, essas coisas estão difíceis de encontrar. Mas a comunidade aqui é unida. A galera tá sempre avisando onde encontrar suprimentos e gás pra churrasqueira”, comentou Fernanda.
E a situação nos postos de gasolina não é melhor. Vários deles estão sem combustível, com mais de 1.000 estabelecimentos passando por isso nesta terça-feira. A Cristiane dos Reis, que mora em Jensen Beach, a uma hora e meia de Orlando e Miami, relatou que uma amiga dela teve que visitar cinco postos diferentes pra conseguir abastecer o carro.
Ela também falou sobre a falta de itens básicos como pães e água em alguns supermercados. A Cristiane vive nos EUA desde 2018 e, mesmo não morando em uma área onde foi dado o alerta de evacuação, recebeu recomendações para proteger as janelas e tirar objetos de fora de casa.
O furacão Milton se intensificou rapidamente, quase sem precedentes, e chegou à categoria 5 por causa do calor extremo nas águas do Golfo do México. Atualmente, ele está na categoria 4. Apesar de o furacão poder diminuir a categoria, ele deve aumentar em tamanho, o que significa que seus efeitos vão se espalhar por uma área maior.
As previsões indicam que a tormenta deve chegar à costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9), já na categoria 3. O Milton chegou a ser considerado a tempestade mais forte do mundo em 2024, com ventos de até 281 km/h.
Além disso, não podemos esquecer do furacão Helene, que atingiu a costa do Golfo da Flórida recentemente como uma tempestade e depois avançou como um furacão de categoria 4. As autoridades estão pedindo aos moradores, que ainda estão se recuperando dos danos causados pelo Helene, que se retirem ou se preparem para mais uma tempestade que pode ser mortal.
Essa situação toda é preocupante, mas a união e a solidariedade entre os moradores da região é um grande alívio nesse momento tão tenso.